Pesquisa Qualitativa Online Utilizando a Etnografia Virtual

Autores

  • Luis Paulo Mercado Universidade Federal de Alagoas

Resumo

O texto discute a internet na pesquisa qualitativa online e a etnografia virtual nas relações espaço-temporal, em contextos mediados pelas interfaces, ambientes e práticas virtuais. Analisa a relevância desta para os estudos que envolvam o contexto de situações que ocorrem na Internet. Aborda os fundamentos da coleta de dados na pesquisa etnográfica virtual, utilizando entrevistas online, observação das interações nas diversas ferramentas comunicacionais, documentos digitais, diário de campo virtual, história de vida, grupos de discussão online, mapas cognitivos e registros visuais. Apresenta a análise de dados na pesquisa etnográfica virtual. Palavras-chave: pesquisa online, etnografia virtual, abordagens da pesquisa

Biografia do Autor

Luis Paulo Mercado, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação (PUC/SP, 1998), Mestre em Educação (UFSM, 1993), Especialista em Formação de Professores em Mídias na Educação (UFAL, 2010), Graduado em Ciências Biológicas Licenciatura Plena (UFSM, 1989). Realizou aperfeiçoamento em Formação em Tutoria Online pela Organização dos Estados Americanos (OEA/INEAM) e em Melhoria da Qualidade da Educação pela UNESCO (UNESCO/OEA). É Professor Associado III vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. Lider do Grupo de Pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação de Professores Presencial e Online.

Downloads

Publicado

20-12-2012

Como Citar

Mercado, L. P. (2012). Pesquisa Qualitativa Online Utilizando a Etnografia Virtual. Revista Teias, 13(30), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24276