Educação a distância (EaD) e educação online (EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPEd (2000-2010)

Autores

  • Marco Silva UERJ-UNESA

Resumo

Este texto analisa os 34 trabalhos sobre as modalidades educação a distância (EaD) e educação online (EOL) aprovados pelo GT Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na década de 2000. Inicialmente, faz o mapeamento dos dados quantitativos sobre palavras-chave, autores mais citados, temas principais e metodologias de pesquisa adotadas. Em seguida, trata das abordagens teóricas e dos achados evidenciados sobre os temas mais destacados: formação de professores, mediação docente, material didático, desenho didático e avaliação da aprendizagem. Mais do que elaborar um estado da arte, a motivação maior do texto é analisar as contribuições que o conjunto dos trabalhos traz para o enfrentamento dos desafios específicos da modalidade online, e verificar se apontam novas perspectivas para a pesquisa sobre o ensino não presencial, que cresce exponencialmente no ambiente sociotécnico da cibercultura, num cenário de ampla precariedade da oferta e de fortes resistências acadêmicas. Palavras-chave: Educação a distância. Educação online. GT 16 da ANPEd

Biografia do Autor

Marco Silva, UERJ-UNESA

Prof. do DEEAD. Pesquisa educação online e TIC digitais na educação e na cibercultura

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Publicado

20-12-2012

Como Citar

Silva, M. (2012). Educação a distância (EaD) e educação online (EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPEd (2000-2010). Revista Teias, 13(30), 24 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24273