Educação a distância (EaD) e educação online (EOL) nas reuniões do GT 16 da ANPEd (2000-2010)

Marco Silva

Resumo


Este texto analisa os 34 trabalhos sobre as modalidades educação a distância (EaD) e educação online (EOL) aprovados pelo GT Educação e Comunicação da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) na década de 2000. Inicialmente, faz o mapeamento dos dados quantitativos sobre palavras-chave, autores mais citados, temas principais e metodologias de pesquisa adotadas. Em seguida, trata das abordagens teóricas e dos achados evidenciados sobre os temas mais destacados: formação de professores, mediação docente, material didático, desenho didático e avaliação da aprendizagem. Mais do que elaborar um estado da arte, a motivação maior do texto é analisar as contribuições que o conjunto dos trabalhos traz para o enfrentamento dos desafios específicos da modalidade online, e verificar se apontam novas perspectivas para a pesquisa sobre o ensino não presencial, que cresce exponencialmente no ambiente sociotécnico da cibercultura, num cenário de ampla precariedade da oferta e de fortes resistências acadêmicas.
Palavras-chave: Educação a distância. Educação online. GT 16 da ANPEd

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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