TEORIAS DE CURRÍCULO

Danielle Piontkovsky, Maria Regina Lopes Gomes

Resumo


O livro Teorias de Currículo é uma obra das professoras Alice Casimiro Lopes e Elizabeth Macedo, publicada no ano de 2011. As autoras iniciam apresentando as motivações para a criação do texto que, por sua escrita sinóptica, estaria cercado de muitos perigos, intensificados numa contemporaneidade "[...] em que a ideia de fundamento é posta em xeque" (p. 9).
Segundo as autoras, uma difícil decisão para essa organização foi a de eleger os temas centrais de um campo híbrido, pois consideram ser esse um importante trabalho para os debates que constituem um campo que chamamos de Currículo. Por serem professoras da disciplina Currículo em cursos de graduação, Pedagogia e Licenciaturas, e na Pós-Graduação, sentem a ausência de textos que deem conta dos debates acerca da história intelectual do campo para que seja possível uma comunicação na área da Educação, no que se refere ao currículo, sem, entretanto, pretenderem fixar sentidos. Ao contrário, intencionam ampliar a comunicação entre um campo já estabelecido e aqueles que nele ingressam, acreditando que esses textos sinópticos possam ser utilizados pelos professores universitários como uma forma de "[...] sistematização de alguém com que podem dialogar na construção de sua prática curricular" (p. 12).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional