PESQUISANDO O COTIDIANO: CONVERSAS DE CRIANÇAS EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Jacqueline de Fátima dos Santos Morais, Mairce da Silva Araújo, Deylla Wiviane de Araujo Batista Caetano

Resumo


O trabalho apresenta dados referentes à uma pesquisa realizada durante dois anos em uma escola de Educação Infantil. A partir de relações vividas com as crianças, em diferentes espaços e tempos, buscamos tecer algumas reflexões em diálogo com as falas das crianças e com as formas pelas quais expressam seus conhecimentos e suas percepções acerca da escola, evidenciando a possibilidade de pensarmos uma escola que reconheça as crianças como sujeitos que pensam a sociedade e a reproduzem criativamente (Corsaro, 2009). Buscamos refletir sobre as formas de negociação que as crianças utilizam nas suas relações com os adultos e com seus pares, na medida em que entendemos que as crianças não são receptores passivos de uma cultura que lhes designa papéis sociais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional