ANÁLISE DAS DIRETRIZES CURRICULARES DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM RELAÇÃO À FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Celia Regina Vitaliano, Maria Julia Dall' Aaqua

Resumo


Este estudo originou-se do interesse em analisar as orientações contidas nas diretrizes curriculares dos cursos de licenciaturas e em outros documentos legais com vistas à preparação dos futuros professores para inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE). Considerando o aumento do número de alunos com NEE matriculados em classe comum e a constatação de que os cursos de licenciatura, ainda não oferecem formação adequada para isso. Por meio de uma pesquisa documental analisamos os referidos documentos. Os resultados obtidos evidenciaram que estes carecem de orientações claras e amplas a respeito do tema em questão. Avaliamos que as orientações dispostas nos documentos analisados precisam ser aprimoradas, com indicações sobre os conteúdos a serem trabalhados e estágios.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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