FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E PORTUGAL EM FINS DO SÉCULO XIX: APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA

Sonia Castro Lopes

Resumo


Este trabalho alinha-se aos estudos da história da educação comparada, tendo como tema central a profissão docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX. Pretende apresentar e discutir similaridades e distinções em relação a aspectos formativos e condições de trabalho dos docentes primários nos dois países. Para tanto, utiliza-se da imprensa especializada que aborda tais questões: no caso brasileiro elegeu-se como fonte documental a revista O Ensino Primário (1884-1885); em Portugal, trabalhou-se com A Escola: Periódico de Pedagogia e Instrucção Primária (1884).

Palavras-chave: Profissão docente - formação de professores - história da educação comparada

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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