FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E PORTUGAL EM FINS DO SÉCULO XIX: APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA

Autores

  • Sonia Castro Lopes Universidade Federal do Rio de janeiro

Resumo

Este trabalho alinha-se aos estudos da história da educação comparada, tendo como tema central a profissão docente no Brasil e em Portugal no final do século XIX. Pretende apresentar e discutir similaridades e distinções em relação a aspectos formativos e condições de trabalho dos docentes primários nos dois países. Para tanto, utiliza-se da imprensa especializada que aborda tais questões: no caso brasileiro elegeu-se como fonte documental a revista O Ensino Primário (1884-1885); em Portugal, trabalhou-se com A Escola: Periódico de Pedagogia e Instrucção Primária (1884). Palavras-chave: Profissão docente - formação de professores - história da educação comparada

Biografia do Autor

Sonia Castro Lopes, Universidade Federal do Rio de janeiro

Graduação em História (IFCS-UFRJ), Mestre em História Política (UERJ), Doutora em Educação Brasileira (PUC-Rio), Pós Dutorado em História da Educação (U. de Lisboa). Profesora do PPGE da Faculdade de Educação UFRJ, Coordenadora do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade (Proedes/UFRJ). Temas de interesse: Educação Brasileira, História da Educação, História das instituições educacionais, História da profissão docente, história da formação de professores.

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Publicado

23-08-2012

Como Citar

Lopes, S. C. (2012). FORMAÇÃO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE NO BRASIL E PORTUGAL EM FINS DO SÉCULO XIX: APONTAMENTOS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA. Revista Teias, 13(28), 13 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24244