MIGRAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INTEGRAÇÃO

Autores

  • Aline Bazzarella Merçon UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL
  • Manuel Ferreira Rodrigues UNIVERSIDADE DE AVEIRO
  • Nobre Dos Santos Faculdade de Ciências da Linguagem Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica de Moçambique

Resumo

Neste artigo contextualizamos alguns momentos históricos das migrações entre o Brasil e Portugal. Pretendemos refletir sobre suas dinâmicas e papel sociocultural, dando uma especial atenção a esse fenômeno migratório no contexto atual. O estudo se pauta numa revisão bibliográfica sobre o tema e tem como objetivo perceber os motivos da mobilidade dos povos e quais as consequências para os países de origem e destino. Esse propósito visa pensar na multiculturalidade e internacionalização da educação, não numa perspectiva de ensino, mas em uma concepção que busca integrar no comportamento de todos o respeito pelas diversidades, promovendo a convivência pacífica e a interação dos alunos estrangeiros, nomeadamente estudantes brasileiros, no ensino superior.

Biografia do Autor

Aline Bazzarella Merçon, UNIVERSIDADE DE AVEIRO-PORTUGAL

Mestrado em andamento no Dept. de Ciências da Educação CIFOP - Formação Pessoal e Social pela Universidade de Aveiro-Portugal (2011), possui Pós-graduação em Educação Inclusiva pela Faculdade de Ciências aplicadas "Sagrado Coração" (2008) e em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Cândido Mendes (2008). Licenciatura Plena em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre (1999) e Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2006). Tem experiência na área de Recursos Humanos e Educação, com ênfase em Educação.

Manuel Ferreira Rodrigues, UNIVERSIDADE DE AVEIRO

Dept. Ciências da Educação - CIFOP

Downloads

Publicado

23-08-2012

Como Citar

Merçon, A. B., Rodrigues, M. F., & Santos, N. D. (2012). MIGRAÇÕES ENTRE BRASIL E PORTUGAL - EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E INTEGRAÇÃO. Revista Teias, 13(28), 16 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24237