NOÇÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: “MODESTA FLOR” EM COLEÇÃO PARA PROFESSORES

Autores

  • Márcia Cabral Silva UERJ - Faculdade de Educação
  • Tamires Faria de Paiva

Resumo

Neste artigo, busca-se investigar o manual Noções de História da Educação, de autoria do Dr. Afrânio Peixoto, de modo a evidenciar a importância dos discursos dirigidos à formação de professores nos anos de 1930 a par da inserção da obra na coleção Biblioteca Pedagógica Brasileira, conformando a série Atualidades Pedagógicas. Noções de História da Educação foi publicado para atender à demanda da disciplina de História da Educação, recém-instituída na formação das normalistas àquele momento no Brasil. Com a chancela do movimento renovador educacional, este manual serviu ao mercado livreiro escolar com três edições (1933, 1936 e 1942) e se tornou caso expressivo para a investigação tanto de um processo de consolidação da disciplina de história da educação como dos próprios mecanismos de produção de uma cultura pedagógica pautada em supostos preceitos modernos de educação. Palavras-chave: História da Educação – manual – formação de professores

Biografia do Autor

Márcia Cabral Silva, UERJ - Faculdade de Educação

Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino. Área: linguagem, letramento, práticas de leitura e de escrita.

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Publicado

16-08-2012

Como Citar

Silva, M. C., & de Paiva, T. F. (2012). NOÇÕES DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO: “MODESTA FLOR” EM COLEÇÃO PARA PROFESSORES. Revista Teias, 13(28), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24236