FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CRENÇAS E VALORES DE DISCENTES SOBRE SUA PROFISSIONALIZAÇÃO

Autores

  • Jean Mac Cole Tavares Santos UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Maria Antônia Teixeira da Costa UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo

Este artigo busca entender as crenças e os valores trazidos pelos alunos de pedagogia ao chegarem ao curso, acerca do que é ser professor, do que é ensinar, do que é aprender. A partir do entendimento acima, discute a contribuição do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/Mossoró/Brasil, para a desconstrução de crenças e valores que desprestigiam o magistério. Investigar essas questões é primordial para avançar no processo formativo de professores compreendendo que a formação do professor começa não apenas quando ele chega ao curso de formação, mas que sua própria vida, é também formação. Neste sentido, o objetivo deste trabalho é apresentarmos uma investigação sobre crenças e valores de alunos que ingressaram no Curso de Pedagogia nos semestres de 2007 , sobre o que é ser professor, ensinar e aprender e analisarmos o processo identitário destes alunos na perspectiva de contribuirmos com a construção de sua profissionalidade.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Historiador Doutor em Educação Professor Adjunto II - UERN

Maria Antônia Teixeira da Costa, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

Historiadora Doutora em Educação Professora Adjunta IV - UERN

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Publicado

30-04-2011

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Costa, M. A. T. da. (2011). FORMAÇÃO DO PROFESSOR: CRENÇAS E VALORES DE DISCENTES SOBRE SUA PROFISSIONALIZAÇÃO. Revista Teias, 12(24), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24200