AINDA SOBRE EXCLUSÃO ESCOLAR...

Geovana mendonça Lunardi

Resumo


A exclusão escolar, como fenômeno social, é um objeto de estudo fecundamente explorado pelo campo educacional assim como por diferentes áreas dentro das ciências humanas. Neste texto, objetiva-se novamente debater o tema, explorando-se a hipótese de que este fenômeno, considerando o acesso cada vez maior a educação escolarizada, foi redimensionado e reinventado. Para tal discussão, tomando como referência diferentes contributos da sociologia da educação e do currículo, apresenta-se resultados de pesquisas realizadas pela autora tendo por foco as práticas curriculares de sala de aula em projetos voltados para atender a diversidade. Os resultados ainda teimam em nos mostrar o quanto a padronização do currículo, continua alijando diferentes alunos do processo de ensino e aprendizagem.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

Licença Creative Commons

Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional