FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CIDADANIA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO E ELABORAÇÃO DE VALORES E IDEAIS NORTEADORES DA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Helena Fontoura FFP/UERJ
  • Ana Paula Nogueira FFP/UERJ

Resumo

Este artigo traz reflexões sobre um processo de formação de professores voltado para o fortalecimento e valorização do trabalho docente como construtor de conhecimento e difusor dos ideais e valores dos direitos humanos, da democracia e da cidadania como eixos norteadores de toda e qualquer prática escolar, o que é um desafio de grande envergadura dadas as características históricas tanto da escola brasileira quanto da nossa sociedade. Considerando tal desafio, apresenta atividades e reflexões resultantes dos encontros, refletindo sobre processos vividos por professores e pesquisadores durante a investigação. Desenvolvemos em conjunto atividades para tornar as práticas do cotidiano escolar objeto de reflexão para os envolvidos com o ato educativo. Adotamos a pesquisa qualitativa de orientação sócio-histórica, trabalhando na polifonia presente no ambiente escolar. Nosso estudo aponta que uma proposta de formação de professores na perspectiva adotada pode ajudar na busca de elucidação dos desafios que a atual escola brasileira enfrenta na realização de sua função pública e promotora de cidadania.

Biografia do Autor

Helena Fontoura, FFP/UERJ

Professora do Mestrado em Educação- processos formativos e desigualdades sociais. Área principal de interesse: Formação de Professores.

Ana Paula Nogueira, FFP/UERJ

Mestranda em Educação do Mestrado em Educação- processos formativos e desigualdades sociais FFP/UERJ.

Downloads

Publicado

23-12-2010

Como Citar

Fontoura, H., & Nogueira, A. P. (2010). FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A CIDADANIA: PROCESSOS DE PRODUÇÃO DE SENTIDO E ELABORAÇÃO DE VALORES E IDEAIS NORTEADORES DA PRÁTICA DOCENTE. Revista Teias, 11(23), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24135