Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos “saberes docentes”

Autores

  • Thiago Rodrigues Nascimento Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Resumo

A formação de professores de História para o Ensino Fundamental e Médio tem sido objeto de preocupação e pesquisa, para historiadores e educadores, ao longo das últimas décadas. Este artigo situa-se, portanto, na esfera das pesquisas contemporâneas sobre o ensino, mais especificamente dos estudos que se debruçam sobre a formação inicial, os saberes e a prática docente. A partir da História Oral e das memórias dos professores de História do Ensino básico, buscamos dialogar com as pesquisas em torno da memória docente e formação de professores. Neste sentido o artigo busca analisar, por meio da análise dos depoimentos obtidos com três professoras de História da rede pública de São Gonçalo, a contribuição da formação inicial para a constituição do “saber docente” e as relações que professores estabelecem entre a sua formação inicial e sua prática docente e o lugar da memória neste processo.

Biografia do Autor

Thiago Rodrigues Nascimento, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrando em História Social/FFP/Uerj

Downloads

Publicado

23-12-2010

Como Citar

Rodrigues Nascimento, T. (2010). Formação de Professores de História para o Ensino Básico: um estudo exploratório sobre a composição dos “saberes docentes”. Revista Teias, 11(23), 18 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24128