POLÍCIA DE COSTUMES, DROGAS E EDUCAÇÃO NA CAPITAL FEDERAL NOS ANOS 1920-30

Autores

  • Maria Lourdes Silva UERJ

Resumo

O presente trabalho buscou compreender os aspectos essenciais das estratégias de intervenção policial na sociedade forjadas pelos Chefes de Polícia da Capital Federal, de meados dos anos 1920 ao início dos 1930, visando consolidar o estatuto de ilegalidade atribuído às drogas no período imediatamente posterior a criminalização destas no Brasil. A empreitada da ação policial na construção do ideário sobre os entorpecentes, inaugurando as primeiras ações de combate ao uso de entorpecentes, cumpria função educativa na medida em que formalizava e disseminava novos modos de conduta e revogava outros. Atuando em nome de uma elite ciosa em levar o Brasil à modernidade e em conformidade com os avanços da ciência à época, a polícia atua pautada por racismos, discriminações e valores próprios a uma classe social específica universalizando, arbitrariamente, uma visão de mundo que muito contribuiu para a construção da figura do viciado em drogas predominante no decurso do século XX.

Biografia do Autor

Maria Lourdes Silva, UERJ

Licenciada e bacharel em História pela UERJ, Mestre em História pela PUC-Rio, Doutorado em História na UERJ, pós-doc. programa PAPD/CAPES/FAPERJ, do PROPEd.

Downloads

Publicado

23-12-2010

Como Citar

Silva, M. L. (2010). POLÍCIA DE COSTUMES, DROGAS E EDUCAÇÃO NA CAPITAL FEDERAL NOS ANOS 1920-30. Revista Teias, 11(23), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24127