FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS NO PÓS-COLONIALISMO: QUEM É O SUJEITO NEGRO?

Autores

  • Francine Adelino Carvalho UDESC

Resumo

O artigo propõe a teorização acerca da formação da(s) identidades(s) do sujeito pós-colonial, com o propósito de compreender de que forma as identidades desses indivíduos são forjadas nas relações de poder estabelecidas após o colonialismo. Para a construção do estudo, foram utilizadas as concepções teóricas do sociólogo Boaventura Sousa Santos, no que concerne à inserção dos sujeitos no pós-colonialismo, e do teórico da corrente dos Estudos Culturais, Stuart Hall, no que se refere às formações identitárias dos indivíduos negros no contexto pós-colonial. Podemos perceber, a partir da discussão, que os sujeitos são constituídos por diversas formações identitárias que são influenciadas pelas relações de colonialidade do poder e do saber. Assim, as “posições de sujeito podem ser repensadas e reconstruídas a partir da construção de um novo olhar (contra-hegemônico) sobre os povos colonizados do Sul.

Biografia do Autor

Francine Adelino Carvalho, UDESC

Possui graduação em Letras Língua Portuguesa e Literaturas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008). Pós-graduação em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares e em Gestão Escolar. Atualmente é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), sob a orientação da Profa. Dra. Gisela Eggert Steindel. Atualmente é bolsista CAPES de pesquisa do PPGE/UDESC.

Downloads

Publicado

30-04-2010

Como Citar

Carvalho, F. A. (2010). FORMAÇÕES IDENTITÁRIAS NO PÓS-COLONIALISMO: QUEM É O SUJEITO NEGRO?. Revista Teias, 11(21), 8 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24104