UMA NOVA RACIONALIDADE PARA O DESIGN DE CURRÍCULO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO

Autores

  • Veronica Gesser Universidade do Vale do Itajai - Univali

Resumo

Este artigo relata o processo de discussão e concepção de uma matriz curricular para três habilitações do curso de Comunicação Social na Universidade do Vale do Itajaí (Univali): Jornalismo, Relações Públicas, e Publicidade e Propaganda. A matriz foi elaborada para integrar conteúdos comuns às habilitações, atualizar ementas e reduzir a duração dos cursos, sem prejudicar a formação específica, contemplando as emergentes demandas formativas e mercadológicas. Para tanto, recorremos a uma perspectiva de racionalidade sistêmica para inovar no design dos currículos para o curso. Estruturamos o artigo com uma breve introdução da proposta, seguindo com alguns indicadores de qualidade considerados hoje na área da Comunicação Social. Explicitamos brevemente como se deu o processo de elaboração das novas matrizes curriculares, bem como seus critérios básicos de organização. Além disso, apresentamos os eixos norteadores que constituem as novas matrizes e também indicamos alguns avanços que percebemos para a implementação das novas propostas ora elaboradas. Por fim, fizemos algumas considerações em torno das atuais preocupações com os processos de organização de currículos para o ensino na graduação e, em especial, nos cursos da Comunicação Social.

Biografia do Autor

Veronica Gesser, Universidade do Vale do Itajai - Univali

Doutora em Educação: Curriculo e Ensino pela Florida International University, USA. Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Educação na Univali.

Downloads

Publicado

30-04-2010

Como Citar

Gesser, V. (2010). UMA NOVA RACIONALIDADE PARA O DESIGN DE CURRÍCULO DOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL: PRINCÍPIOS DE ORGANIZAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO. Revista Teias, 11(21), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24102