O saber elementar considerado do ponto de vista da história

Autores

  • Alain Trouvé

Resumo

Trata-se de examinar a noção do saber elementar considerada do ponto de vista dos métodos de ensino, separando qualquer consideração relativa aos conteúdos mesmo se, no fundo, eles são abordados. A história da epistemologia nos mostra que o elemento do saber – ou seja, o que constitui uma unidade de base do saber (por exemplo, na geometria euclidiana, o ponto, a linha, a superfície, o volume) – era obtido quer pela análise (por decomposição ou redução de um todo complexo em elementos considerados simples que o compunham: do volume ao ponto), quer pela síntese (pela recomposição do todo a partir dos seus elementos primeiros e constitutivos: do ponto ao volume). Assim, a análise e a síntese serviram de modelo didático à escola republicana de Jules Ferry, se tornando, por isso mesmo, a herdeira da grande tradição filosófica europeia, tanto racionalista quanto empirista. É por essa razão que nos parece importante examinar a questão do saber elementar (isto é o saber escolar de base ou fundamental), em sua relação com a história dos métodos, mesmo se, aparentemente, a escola se preocupou mais com os conteúdos do que com os métodos

Publicado

01-05-2010

Como Citar

Trouvé, A. (2010). O saber elementar considerado do ponto de vista da história. Revista Teias, 11(21), 17 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24097