OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E A FORMAÇÃO MORAL DO SUJEITO

Autores

  • Deniz Alcione Nicolay UFRGS

Resumo

O artigo trata da tensão existente entre os pressupostos objetivos e subjetivos na filosofia. Percorre a tradição Socrática-Platônica, presente no texto da Alegoria da Caverna, para abordar a gênese do modo de pensar em educação e, dessa maneira, identifica sua construção moral no indivíduo. Nessa trajetória de formação da moral ocidental, ele chega à reversão do plano das idéias, operada por René Descartes no séc. XVII. Com isso, destaca o privilegiamento dos pressupostos subjetivos na formação do sujeito na modernidade. Nesse sentido, enfatiza a importância da obra Didática Magna de Comenius, no campo da educação, como produto teórico-prático do exercício perene entre os pressupostos objetivos e subjetivos. Palavras-chave: Pressupostos objetivos e subjetivos, moral.

Biografia do Autor

Deniz Alcione Nicolay, UFRGS

Graduado em Pedagogia Mestre em Educação (ufrgs) Doutorando em educação (ufrgs) Integra a linha de pesquisa: Filosofia da diferença e educação.

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

Nicolay, D. A. (2009). OS PRESSUPOSTOS FILOSÓFICOS E A FORMAÇÃO MORAL DO SUJEITO. Revista Teias, 10(20), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24084

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua