O APRENDER E O NÃO-APRENDER NA ESCOLA: A ÓTICA DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Scheila Beatriz Sehnem de Menezes Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Joaçaba (SC)

Resumo

Esse artigo pretende adentrar ao espaço escolar e analisar, a partir da compreensão de alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental, como definem as dificuldades de aprendizagem. A relação que os alunos efetuaram é de que quem possui dificuldades não consegue aprender o que lhes é “repassado” pelo professor e as causas destas dificuldades referem-se a questões comportamentais. Do ponto de vista da compreensão dos professores, o aprender pauta-se em aspectos comportamentais relacionados ao aprendiz, todavia, o contexto familiar que o permeia, também constitui fator determinante no que se refere as dificuldades de aprendizagem.

Biografia do Autor

Scheila Beatriz Sehnem de Menezes, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Mestre em Educação Graduada em Psicologia Formação em terapia Comportamental e Cognitiva Atua como psicóloga e docente na Universidade do oeste de Santa Catarina-Campus de Joaçaba

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina – Campus de Joaçaba (SC)

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Docente da graduação e do Programa de Mestrado em Educação da UNOESC – Campus de Joaçaba (SC).

Downloads

Publicado

31-12-2009

Como Citar

de Menezes, S. B. S., & Trevisol, M. T. C. (2009). O APRENDER E O NÃO-APRENDER NA ESCOLA: A ÓTICA DE ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. Revista Teias, 10(20), 20 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24080