A CONSTRUÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO EM ALUNOS COM GRAVES TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO

Autores

  • Carlos Alberto Severo Garcia Junior UFSM

Resumo

A escola é um lugar de registro nas relações entre alunos, onde as representações simbólicas amadurecem. O presente trabalho tem como finalidade discutir o desenvolvimento de aspectos simbólicos no espaço escolar, balizando uma análise acerca dos alunos com transtornos graves do desenvolvimento. Primeiramente, repensando o papel da escola nos processos inclusivos e em seguida apostando na escola como um lugar de poder subjetivo capaz de considerar as necessidades educativas em alunos com graves transtornos. Assim, mesmo com falhas e faltas, a escola é uma instituição importante, capaz de realizar uma ligação entre dois mundos (interno e externo). Esta denominação de lugar social é essencialmente importante para as crianças com dificuldades que, muitas vezes, não conseguem produzir laços sociais.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Severo Garcia Junior, UFSM

Psicólogo. Pós-Graduando em Educação Especial "Altas Habilidades/Superdotação".

Publicado

15-01-2009

Como Citar

Garcia Junior, C. A. S. (2009). A CONSTRUÇÃO DA ESCOLARIZAÇÃO EM ALUNOS COM GRAVES TRANSTORNOS NO DESENVOLVIMENTO. Revista Teias, 9(18), 7 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24050