AS RELAÇÕES EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Autores

  • Eniceia Gonçalves Mendes Universidade Federal de São Carlos

Resumo

Eniceia Mendes relata sua trajetória profissional na Psicologia e na Educação Especial, discutindo conceitos básicos de integração, educação inclusiva, ensino e consultoria colaborativos e comparando a educação oferecida aos alunos em situação de deficiência no Brasil e na França.

Biografia do Autor

Eniceia Gonçalves Mendes, Universidade Federal de São Carlos

Enicéia Gonçalves Mendes concluiu o doutorado em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo em 1995, tem mestrado em Educação Especial (UFSCar) e graduação em Psicologia (FFCLRP-USP). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de São Carlos, docente do Depto de Psicologia e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Lidera o Grupo de Pesquisa sobre Formação de Recursos Humanos em Educação Especial (GP-FOREESP) e coordenadora do Programa de Extensão sobre Formação Continuada em Educação Especial. Fez estágios no exterior (Estados Unidos e Peru), e de pós-doutorado na Université Paris V-Sorbonne na França (fevereiro/2007 a janeiro de 2008). Publicou 33 artigos em periódicos, 100 trabalhos em anais de eventos. Possui 35 capítulos de livros e 3 livros publicados. Supervisionou um estágio de pós-doutoramento, orientou 7 teses de doutorado, 17 dissertações de mestrado além de 10 trabalhos de iniciação, 5 de monografias de graduação, além de vários bolsistas de apoio técnico e de extensão universitária. Coordena atualmente dois projetos de pesquisa, atua na area de Educacao com ênfase em Educação Especial. Ao longo de suas atividades profissionais interagiu com 128 colaboradores em co-autorias de trabalhaos cientificos. Em seu Curriculo Lattes os termos mais frequentes na contextualizacao da producao cientifica, tecnologica e artistico-cultural dao: Educacao Especial, Eduacao Inclusiva, Inclusao Escolar, Producao Cientifica, Deficiencia Mental, Formacao de Pessoal e Tecnologia Assistiva.

Publicado

15-01-2009

Como Citar

Mendes, E. G. (2009). AS RELAÇÕES EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA. Revista Teias, 9(18), 4 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24048