O “PAPA DOS LOUCOS”: UMA LEITURA SOBRE A DIFERENÇA A PARTIR DA OBRA “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” DE VICTOR HUGO

Autores

  • Fernanda Cristina Souza Universidade de São Paulo
  • César Donizetti Pereira Leite Universidade Estadual Paulista

Resumo

O presente artigo tem como objetivo discutir questões relacionadas à educação especial, infância e literatura, a partir de relações estabelecidas com a obra “O Corcunda de Notre-Dame”, de Victor Hugo. Neste contexto, destacam-se a idéia da construção social de estigmas presente nas relações com a diferença e com a diversidade, assim como noções sobre o devir. Como referencial teórico para a compreensão do processo de negação das diferenças, os autores utilizam os conceitos de Wallon sobre afetividade

Biografia do Autor

Fernanda Cristina Souza, Universidade de São Paulo

Aluna da pós-graduação (em nível de mestrado) pela Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação - FEUSP, linha de pesquisa Educação Especial.

César Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista

Professor do Departamento de Educação – Universidade Estadual Paulista –UNESP, campus Rio Claro. Doutor em Educação – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Publicado

14-01-2009

Como Citar

Souza, F. C., & Leite, C. D. P. (2009). O “PAPA DOS LOUCOS”: UMA LEITURA SOBRE A DIFERENÇA A PARTIR DA OBRA “O CORCUNDA DE NOTRE-DAME” DE VICTOR HUGO. Revista Teias, 9(18), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24041

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua