REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O “PROFESSOR INCLUSIVO”: COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO.

Mônica Pereira dos Santos, Kátia Regina Xavier da Silva

Resumo


RESUMO: Este artigo objetiva analisar as Representações Sociais do “professor inclusivo”, expressas por estudantes universitários de licenciaturas de uma universidade federal, no Rio de Janeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa que busca aprofundar a análise de respostas tratadas em questionário desenvolvido em pesquisa anterior. Foram analisadas 1904 palavras/expressões associadas às características do professor inclusivo. O núcleo central da imagem atribuída ao professor nos remete à idéia de cuidado e, principalmente, traduz representações hegemônicas acerca do papel do professor em sua prática profissional. O cuidado também ancora a idéia de que inclusão é tarefa exclusiva do professor, mascarando aspectos relevantes a serem considerados ao pensarmos a inclusão como processo.

PALAVRAS-CHAVE: Inclusão em Educação, Políticas de Formação de Professores, Representações Sociais.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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