REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O “PROFESSOR INCLUSIVO”: COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO.

Autores

  • Mônica Pereira dos Santos UFRJ
  • Kátia Regina Xavier da Silva UFRJ

Resumo

RESUMO: Este artigo objetiva analisar as Representações Sociais do “professor inclusivo”, expressas por estudantes universitários de licenciaturas de uma universidade federal, no Rio de Janeiro. Trata-se de pesquisa qualitativa que busca aprofundar a análise de respostas tratadas em questionário desenvolvido em pesquisa anterior. Foram analisadas 1904 palavras/expressões associadas às características do professor inclusivo. O núcleo central da imagem atribuída ao professor nos remete à idéia de cuidado e, principalmente, traduz representações hegemônicas acerca do papel do professor em sua prática profissional. O cuidado também ancora a idéia de que inclusão é tarefa exclusiva do professor, mascarando aspectos relevantes a serem considerados ao pensarmos a inclusão como processo. PALAVRAS-CHAVE: Inclusão em Educação, Políticas de Formação de Professores, Representações Sociais.

Biografia do Autor

Mônica Pereira dos Santos, UFRJ

Chefe do Departamento de fundamentos da Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Professor Efetivo da Graduação e Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFRJ; Fundadora e Coordenadora do LaPEADE - Laboratório de Pesquisa, Estudos e Apoio à Participação e à Diversidade em Educação.

Publicado

14-01-2009

Como Citar

dos Santos, M. P., & da Silva, K. R. X. (2009). REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O “PROFESSOR INCLUSIVO”: COMPETÊNCIAS INTERPESSOAIS E POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM QUESTÃO. Revista Teias, 9(18), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/24040