PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET

Autores

  • Gilka Girardello Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Crianças, mídia, cultura.

Resumo

Este trabalho discute alguns aspectos da relação das crianças pequenas com a Internet, principalmente a partir da produção narrativa oral freqüentemente realizada por elas enquanto exploram sites infantis de entretenimento. Ver as crianças fantasiando em voz alta enquanto brincam na frente do computador – a brincadeira narrativa, atividade aqui entendida como produção cultural relativamente autônoma e autoral das crianças – nos leva a retomar um conceito fundamental para pensarmos as práticas culturais da infância: a imaginação. A fim de melhor compreender o processo, buscamos referências provenientes das pesquisas sobre a relação entre crianças e televisão, campo teórico já bem mais estabelecido, investigando sua aplicabilidade ao novo contexto. Recorremos também a pesquisas empíricas que temos realizado em diferentes contextos sociais de nossa região. Sugerimos que o papel da mediação adulta e o da riqueza simbólica do entorno cultural geral, fundamentais na recepção infantil de televisão, sejam igualmente determinantes da qualidade das experiências infantis com a Internet, e inseparáveis de qualquer consideração crítica que se possa fazer sobre elas.

Biografia do Autor

Gilka Girardello, Universidade Federal de Santa Catarina

Jornalista, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo. Professora da Universidade Federal de Santa Catarina.

Publicado

05-10-2007

Como Citar

Girardello, G. (2007). PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET. Revista Teias, 6(10-11), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23980