PRODUÇÃO CULTURAL INFANTIL DIANTE DA TELA: DA TV À INTERNET
Resumo
Este trabalho discute alguns aspectos da relação das crianças pequenas com a Internet, principalmente a partir da produção narrativa oral freqüentemente realizada por elas enquanto exploram sites infantis de entretenimento. Ver as crianças fantasiando em voz alta enquanto brincam na frente do computador – a brincadeira narrativa, atividade aqui entendida como produção cultural relativamente autônoma e autoral das crianças – nos leva a retomar um conceito fundamental para pensarmos as práticas culturais da infância: a imaginação. A fim de melhor compreender o processo, buscamos referências provenientes das pesquisas sobre a relação entre crianças e televisão, campo teórico já bem mais estabelecido, investigando sua aplicabilidade ao novo contexto. Recorremos também a pesquisas empíricas que temos realizado em diferentes contextos sociais de nossa região. Sugerimos que o papel da mediação adulta e o da riqueza simbólica do entorno cultural geral, fundamentais na recepção infantil de televisão, sejam igualmente determinantes da qualidade das experiências infantis com a Internet, e inseparáveis de qualquer consideração crítica que se possa fazer sobre elas.
Palavras-chave
Crianças; mídia; cultura.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias