A QUESTÃO DA INTERSUBJETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO CONTEPORÂNEOS
Palavras-chave:
Educação, psicanálise, processos de subjetivação contemporâneos, depressão, criatividade.Resumo
Partindo do fato de que o campo da educação se tece no entrelaçamento com outros saberes, o texto propõe uma articulação entre educação, psicanálise e ciências sociais. Inicialmente privilegia as obras de Vygotski e Winnicott, enquanto autores que trabalham a intersubjetividade do reconhecimento mútuo como condição necessária para, respectivamente, um processo de ensino-aprendizagem e uma constituição subjetiva criativos. A seguir, o artigo discute a possibilidade de a educação ser um espaço de criação, contraposta à “apatia” e à violência que predominam nos processos de subjetivação contemporâneos, nos quais pode-se afirmar existir um extremo individualismo, considerado, neste estudo, como a matriz do atual estilo de ser depressivo e da violência narcísica.Downloads
Publicado
04-10-2007
Como Citar
Maciel, M. R. (2007). A QUESTÃO DA INTERSUBJETIVIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR E OS PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO CONTEPORÂNEOS. Revista Teias, 5(8-9), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23951
Edição
Seção
Artigos de Demanda Contínua
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do/a autor/a, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Teias. Sendo esta Revista de acesso público, todos os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais, desde que citada a fonte, quando utilizados os artigos em parte ou no todo.