FORMAÇÃO CONTINUADA: DECISÃO INSTITUCIONAL OU ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA?

Sonia Regina Mendes dos Santos

Resumo


A formação continuada de professores tem gerado novos desafios para as redes públicas de educação e para as universidades. A estas últimas cabe consolidar projetos os mais diversos de formação de quadros para o setor educacional que respondam às necessidades da sociedade. Às redes públicas cabe oferecer, entre outros aspectos, condições para a realização pessoal e profissional de seus professores. Contribuindo para o estudo desse tema, são relatados os resultados preliminares da pesquisa realizada junto aos professores da rede pública do Município de Duque de Caxias os quais indicam que a formação continuada não pode ser concebida como um meio de acumulação de conhecimentos e técnicas, mas deve ter como referência um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e de reconstrução permanente da identidade pessoal e profissional dos professores, com a qual eles possam ser reconhecidos em seus processos de construção de autonomia profissional.

Palavras-chave


Formação continuada de professores; políticas e planejamento educacional.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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