FORMAÇÃO CONTINUADA: DECISÃO INSTITUCIONAL OU ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA?

Autores

  • Sonia Regina Mendes dos Santos Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Formação continuada de professores, políticas e planejamento educacional.

Resumo

A formação continuada de professores tem gerado novos desafios para as redes públicas de educação e para as universidades. A estas últimas cabe consolidar projetos os mais diversos de formação de quadros para o setor educacional que respondam às necessidades da sociedade. Às redes públicas cabe oferecer, entre outros aspectos, condições para a realização pessoal e profissional de seus professores. Contribuindo para o estudo desse tema, são relatados os resultados preliminares da pesquisa realizada junto aos professores da rede pública do Município de Duque de Caxias os quais indicam que a formação continuada não pode ser concebida como um meio de acumulação de conhecimentos e técnicas, mas deve ter como referência um trabalho de reflexão crítica sobre as práticas e de reconstrução permanente da identidade pessoal e profissional dos professores, com a qual eles possam ser reconhecidos em seus processos de construção de autonomia profissional.

Biografia do Autor

Sonia Regina Mendes dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Faculdade de Educação da Baixada Fluminense.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

dos Santos, S. R. M. (2007). FORMAÇÃO CONTINUADA: DECISÃO INSTITUCIONAL OU ESPAÇO DE CONSTRUÇÃO DE AUTONOMIA?. Revista Teias, 5(8-9), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23946

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua