QUANDO A ROTINA É O IMPREVISTO, OU O DIÁLOGO ENTRE O PRÉ-ESTABELECIDO E O CONTEXTO DOS ACONTECIMENTOS NA SALA DE AULA

Autores

  • Marisa Narcizo Sampaio Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Registros, imprevisto, planejamento.

Resumo

Fruto de pesquisa com registros de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos que atuam no interior do Brasil, o artigo trata da relação do imprevisto, como concretização da incerteza a que estamos permanentemente submetidos na vida, e o planejamento das atividades pedagógicas para a sala de aula (pré-estabelecido), como tentativa de domar a incerteza (contexto dos acontecimentos). Esta relação é discutida na sua intersecção com a reflexão sobre a prática pedagógica e com a formação contínua dessas professoras.

Biografia do Autor

Marisa Narcizo Sampaio, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense. Membro da equipe de coordenação nacional do Projeto SESC LER, de alfabetização e escolarização de jovens e adultos.

Publicado

04-10-2007

Como Citar

Sampaio, M. N. (2007). QUANDO A ROTINA É O IMPREVISTO, OU O DIÁLOGO ENTRE O PRÉ-ESTABELECIDO E O CONTEXTO DOS ACONTECIMENTOS NA SALA DE AULA. Revista Teias, 5(8-9), 11 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23944

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua