DO LEITOR IMAGINÁRIO A IMAGENS DE LEITORES EM UMA UNIVERSIDADE

Autores

  • Andréa Pavão Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

leitura, universidade, formação.

Resumo

Se nos damos a pensar na figura do leitor, possivelmente somos invadidos por imagens de um certo leitor; o leitor burguês que foi se formando no interior do projeto de modernidade. Podemos imaginá-lo confortavelmente deitado sobre a chaise longue de uma varanda, alheio ao mundo à sua volta. Entre suas mãos: o objeto-livro como um tesouro. Entretanto, basta ampliarmos a visada para locais onde se concentram muitos leitores, na contemporaneidade, para notarmos que estes se afastam tanto deste que imaginamos quanto, também, uns dos outros. Partindo da concepção de leitura como prática cultural (Chartier), sabemos que, além de historicamente variável, a relação com a leitura difere em função do meio de socialização de seus leitores. Neste sentido, procuro, através de observação e entrevistas, confrontar as diferenças das condições e práticas de leitura de universitários de camadas sociais diversas.

Biografia do Autor

Andréa Pavão, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre e doutoranda em Educação [PUC-RJ]

Publicado

31-08-2007

Como Citar

Pavão, A. (2007). DO LEITOR IMAGINÁRIO A IMAGENS DE LEITORES EM UMA UNIVERSIDADE. Revista Teias, 3(5), 15 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23908

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua