COMBATENDO A “ARTE DE PERVERTER” E ENSINANDO A DE “MODELAR ESPÍRITOS”: LIÇÕES DE PSICANÁLISE PARA EDUCADORES (ANOS 1920/30)

Autores

  • Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi ProPEd [UERJ]

Palavras-chave:

história da educação, debates educacionais no Brasil, psicanálise e educação

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar um discurso de natureza pedagógica dirigido a educadores e, em especial, à família no Brasil, por um intelectual que ocupou um lugar de destaque no campo médico brasileiro dos anos 1920/30, conferindo ainda atenção às estratégias utilizadas para a sua veiculação. Atuando profissional e intelectualmente num contexto em que a medicina se propunha a adotar um receituário voltado para a “regeneração” de uma sociedade compreendida como doente, Júlio Pires Porto-Carrero (1887-1937) forneceu uma importante contribuição para o campo profissional de seu tempo, como um dos principais introdutores da teoria e da prática psicanalítica no Brasil.

Biografia do Autor

Ana Maria Bandeira de Mello Magaldi, ProPEd [UERJ]

Doutora em História; Professora do Departamento de História da PUC-Rio e da Faculdade de Educação da UERJ

Publicado

28-08-2007

Como Citar

Magaldi, A. M. B. de M. (2007). COMBATENDO A “ARTE DE PERVERTER” E ENSINANDO A DE “MODELAR ESPÍRITOS”: LIÇÕES DE PSICANÁLISE PARA EDUCADORES (ANOS 1920/30). Revista Teias, 2(4), 9 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23886