COMBATENDO A “ARTE DE PERVERTER” E ENSINANDO A DE “MODELAR ESPÍRITOS”: LIÇÕES DE PSICANÁLISE PARA EDUCADORES (ANOS 1920/30)
Resumo
O artigo tem por objetivo analisar um discurso de natureza pedagógica dirigido a educadores e, em especial, à família no Brasil, por um intelectual que ocupou um lugar de destaque no campo médico brasileiro dos anos 1920/30, conferindo ainda atenção às estratégias utilizadas para a sua veiculação. Atuando profissional e intelectualmente num contexto em que a medicina se propunha a adotar um receituário voltado para a “regeneração” de uma sociedade compreendida como doente, Júlio Pires Porto-Carrero (1887-1937) forneceu uma importante contribuição para o campo profissional de seu tempo, como um dos principais introdutores da teoria e da prática psicanalítica no Brasil.
Palavras-chave
história da educação; debates educacionais no Brasil; psicanálise e educação
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias