COMBATENDO A “ARTE DE PERVERTER” E ENSINANDO A DE “MODELAR ESPÍRITOS”: LIÇÕES DE PSICANÁLISE PARA EDUCADORES (ANOS 1920/30)
Palavras-chave:
história da educação, debates educacionais no Brasil, psicanálise e educaçãoResumo
O artigo tem por objetivo analisar um discurso de natureza pedagógica dirigido a educadores e, em especial, à família no Brasil, por um intelectual que ocupou um lugar de destaque no campo médico brasileiro dos anos 1920/30, conferindo ainda atenção às estratégias utilizadas para a sua veiculação. Atuando profissional e intelectualmente num contexto em que a medicina se propunha a adotar um receituário voltado para a “regeneração” de uma sociedade compreendida como doente, Júlio Pires Porto-Carrero (1887-1937) forneceu uma importante contribuição para o campo profissional de seu tempo, como um dos principais introdutores da teoria e da prática psicanalítica no Brasil.Downloads
Publicado
28-08-2007
Como Citar
MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. COMBATENDO A “ARTE DE PERVERTER” E ENSINANDO A DE “MODELAR ESPÍRITOS”: LIÇÕES DE PSICANÁLISE PARA EDUCADORES (ANOS 1920/30). Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, p. 9 pgs., 2007. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23886. Acesso em: 9 maio. 2025.
Edição
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Em Pauta
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