INFÂNCIA, CULTURA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE

Autores

  • Sonia Kramer Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

infância, barbárie, formação cultural

Resumo

O campo das políticas voltadas à infância enfrenta desafios econômicos políticos, sociais e culturais que têm proporções graves. Vivemos hoje o paradoxo de ter um conhecimento teórico avançado sobre a in-fância, enquanto assistimos com horror à incapacidade da nossa geração de lidar com populações infantis e juvenis. O objetivo deste texto é refletir sobre este paradoxo. Trata de três questões: infância e conhe-cimento, na qual são abordados o conceito de infância na contemporaneidade e os modos de conhecer as populações infantis; as crianças como cidadãs e os desafios que precisam ser enfrentados pelas políticas para a infância, em especial de educação; infância, formação cultural e experiência. A idéia central é a ur-gência de educar contra a barbárie.

Biografia do Autor

Sonia Kramer, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutora em Educação [PUC-RJ] Professora aposentada da Faculdade de Educação [UERJ] Professora do Departamento de Educação [PUC-RJ]

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Kramer, S. (2007). INFÂNCIA, CULTURA CONTEMPORÂNEA E EDUCAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE. Revista Teias, 1(2), 14 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23857