CULTURAS ESCOLARES Y REFORMAS (SOBRE LA NATURALEZA HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS E INSTITUCIONES EDUCATIVAS)

Autores

  • Antonio Viñao Universidad de Murcia

Palavras-chave:

culturas escolares, reformas educativas, dirección escolar.

Resumo

As reações entre culturas escolares, reformas e mudanças educativas constituem o tema central do texto. Na primei-ra parte são analisadas essas relações a partir de uma perspectiva geral, procura-se estabelecer uma tipologia das mudanças educativas e aborda-se a contraposição e enfrentamento entre a cultura escolar dos reformadores e ges-tores da educação e a dos professores. Na segunda parte, examina-se a evolução, na Espanha, dos distintos mode-los de direção escolar a fim de mostrar como o atual modelo híbrido é resultado da superposição e combinação de quatro modelos diferentes. Com este modelo se expõe a natureza radicalmente histórica – mescla de tradições e mudanças – das instituições docentes e do sistema educativo.

Biografia do Autor

Antonio Viñao, Universidad de Murcia

Professor Catedrático de História da Educação [Universidad de Murcia].

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Viñao, A. (2007). CULTURAS ESCOLARES Y REFORMAS (SOBRE LA NATURALEZA HISTÓRICA DE LOS SISTEMAS E INSTITUCIONES EDUCATIVAS). Revista Teias, 1(2), 25 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23855