A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O ESPAÇO CURRICULARMENTE ADIADO

Autores

  • José Pacheco Universidade do Minho

Palavras-chave:

escola pública, currículo, cidadania

Resumo

Num período de mudança constante, a escola pública é questionada pelos sentidos social e educativo que a tornam objecto de discussão obrigatória no campo das opções políticas e económicas. Como espaço aberto de construção do percurso das pessoas, a escola pública é um mecanismo complexo que exige não só o questionamento do conhecimento, que a coloca na base dos conflitos, mas também a interrogação sobre os modos de tornar a cidadania num projecto educativo que não esteja continuamente a ser adiado. Aproveitando o testemunho brasileiro, recolhemos ideias sobre a cidadania na estrutura do processo cur-ricular português e problematizamos as medidas mais recentes ao nível da administração central.

Biografia do Autor

José Pacheco, Universidade do Minho

Professor associado do Instituto de Educação e Psicologia – Campus de Gualtar [Universidade do Minho]

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Pacheco, J. (2007). A EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA: O ESPAÇO CURRICULARMENTE ADIADO. Revista Teias, 1(2), 10 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23854