OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE
Resumo
Este trabalho tem como objetivo traçar três ordens de considerações, à guisa de início de debate, acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de alunos com necessidades especiais. Num primeiro mo-mento, buscamos refletir acerca da própria noção de deficiência e de Educação Especial que permeia o docu-mento. Em seguida, focalizamos os PCN e analisamos a própria concepção de “adaptação curricular” a partir dos trabalhos de CHEVALLARD (1996) e PERRENOUD (2000), entre outros, apontado o risco que tais “adapta-ções” correm com a possibilidade de banalizar e descontextualizar o conhecimento. Por último, concluímos com uma síntese das “adaptações” tendo como pano de fundo a educação dos aprendizes surdos.
Palavras-chave
educação especial; parâmetros curriculares nacionais; inclusão.
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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) DOI: 10.12957/teias