OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE

Autores

  • Monique Franco Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá (RJ)

Palavras-chave:

educação especial, parâmetros curriculares nacionais, inclusão.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo traçar três ordens de considerações, à guisa de início de debate, acerca dos Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação de alunos com necessidades especiais. Num primeiro mo-mento, buscamos refletir acerca da própria noção de deficiência e de Educação Especial que permeia o docu-mento. Em seguida, focalizamos os PCN e analisamos a própria concepção de “adaptação curricular” a partir dos trabalhos de CHEVALLARD (1996) e PERRENOUD (2000), entre outros, apontado o risco que tais “adapta-ções” correm com a possibilidade de banalizar e descontextualizar o conhecimento. Por último, concluímos com uma síntese das “adaptações” tendo como pano de fundo a educação dos aprendizes surdos.

Biografia do Autor

Monique Franco, Universidade Federal do Rio de Janeiro e Universidade Estácio de Sá (RJ)

Professora de História e pesquisadora do Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES [MEC] Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro [UFRJ]

Publicado

08-08-2007

Como Citar

Franco, M. (2007). OS PCN E AS ADAPTAÇÕES CURRICULARES PARA ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS : UM DEBATE. Revista Teias, 1(2), 12 pgs. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/revistateias/article/view/23851

Edição

Seção

Artigos de Demanda Contínua