EDUCAÇÃO LIGHT, QUE PALPITE INFELIZ! INDAGAÇÕES SOBRE AS PROPOSTAS DO MEC PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Maria Célia M. de Moraes, Patrícia Laura Torriglia

Resumo


O atual ceticismo epistemológico que, de modo geral, apregoa a banalização da produção do conhecimento e da verdade, tem incentivado uma certa lightinização do campo educativo. O artigo propõe-se a contrapor a tais idéias de desintegração do conhecimento e das formas de sua produção – questões cruciais para a formação de educadores –, reflexões que levam em conta o papel do sujeito e a inteligibilidade do mundo real. Denuncia, ademais, a armadilha de uma falácia que estabelece a equiva-lência entre produção de conhecimento e formação de competências. O Documento emitido pelo Ministério da Educação estabelecendo as diretrizes para a formação inicial de professores da educação básica em nível superior (2000) é um bom exemplo desse ardil e é nele que identificamos alguns pontos para a crítica que aqui apresentamos.

Palavras-chave


política educacional; ceticismo epistemológico; formação de educadores.

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ISSN 1518-5370 [impresso] • 1982-0305 [eletrônico]
Teias, uma publicação eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Educação – ProPEd/UERJ
Qualis/Capes - A2 (2017/2018) 
DOI: 10.12957/teias

 

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