CHAMADA DOSSIÊ ABDC 2018 - SUBMISSÕES ENCERRADAS!

A ampliação dos debates, iniciados com a chamada escola inclusiva, desde a década de 1990, atribuídos e relacionados à política de inclusão escolar, em curso no país, seguindo e ampliando o que a LDB 9.394/1996 havia definido como modalidades (educação de jovens e adultos, especial, do campo, escolar indígena, quilombola, para as relações étnico-raciais, entre outras) nos remetem às diferentes concepções pedagógicas, às práticas educacionais, à organização escolar e às orientações curriculares, que têm legitimado as iniciativas em espaços escolares e não-escolares. As problemáticas atuais do cenário educacional geradas pelas atuais agendas conservadoras, tanto no âmbito das políticas educacionais como nas políticas curriculares, tem tomado como “alvo” principal o debate em torno das ações voltadas a constituição de espaços inclusivos e seu público-alvo. No campo do debate curricular, tais aspectos são importantíssimos e seguem sendo necessários. Como “diversificar o currículo”? Como construir “currículos inclusivos”? Como garantir “justiça curricular”? Considerando a diversidade de configurações, experiências e objetivos educacionais envolvendo as modalidades apontadas, os artigos que forem apresentados para compor esse Dossiê deverão abordar as questões acima destacadas, de modo a contribuir ao debate e às reflexões sobre o currículo para o atendimento a diversidade, no seu caráter pedagógico, político e organizacional, nos diferentes espaços escolares e nas diferentes regiões brasileiras.

**Para submeter artigos a esta edição os proponentes deverão estar quites com a anuidade da ABdC. Maiores informações: www.abdcurriculo.com.br