As gentes na História da educação: das margens dos rios às periferias urbanas

04-03-2024

A revista Teias abre chamada para o recebimento de artigos, ensaios, entrevistas sobre os desafios da História da Educação e Interseccionalidades. A chamada tem o objetivo de reunir trabalhos que explorem os intricados cruzamentos entre a história da educação e as múltiplas interseções de identidades, contextos sociais, políticos, religiosos e culturais no campo educacional. A seção busca contribuições que investiguem a história da educação sob diversas perspectivas interseccionais, considerando questões de gênero, raça/etnia, classe, sexualidade, habilidades, religiões entre outros aspectos que permeiam as experiências educacionais ao longo do tempo e nos diversos espaços geopolíticos e socio-geográficos, desde as margens dos rios até as periferias urbanas. Valorizamos análises que ampliem o entendimento das dinâmicas educacionais, destacando a complexidade das relações entre os sistemas de ensino, as políticas educacionais, as instituições educativas e a diversidade de indivíduos que moldam e são moldados por esses contextos. Esperamos que esta seção possa oferecer uma plataforma para aprofundar nosso entendimento sobre como as interseccionalidades do saber têm impactado o campo da história da educação.

Editoras convidadas:

Alexandra Lima da Silva

Maria Aparecida Correa Custódio