A PRÁTICA DE CONTESTAÇÃO NO PROCESSO CIVIL

Autores

  • Guilherme César Pinheiro Universidade do Estado de Minas Gerais, Diamantina, MG

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2022.55568

Palavras-chave:

defesa do réu, contestação, técnica processual, prática jurídica

Resumo

O artigo tem como objetivo geral abordar aspectos práticos da contestação no processo civil, mediante análise sistemática do CPC e da técnica processual, a partir do marco teórico de compreensão do processo constitucional como metodologia de garantia de Direito Fundamentais. Especificamente, visa a enfatizar a importância da técnica processual para formulação de resistência e requerimentos, bem como para arguir questões preliminares e de mérito na defesa do réu, a fim de que esta seja ampla e eficaz.

Biografia do Autor

Guilherme César Pinheiro, Universidade do Estado de Minas Gerais, Diamantina, MG

Doutor e Mestre em Direito Processual pelo Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUCMINAS. Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas e Professor de Direito Processual Civil e Prática Jurídica da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), unidade Diamantina/MG. Advogado atuante. E-mail: guilhermepinheiro.adv@hotmail.com.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Como Citar

Pinheiro, G. C. (2021). A PRÁTICA DE CONTESTAÇÃO NO PROCESSO CIVIL. Revista Eletrônica De Direito Processual, 23(1). https://doi.org/10.12957/redp.2022.55568