A desnecessária separação entre abordagem qualitativa ou quantitativa para a pesquisa jurídica: repensando as vantagens do pluralismo metodológico para a pesquisa em Direito Processual Civil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2019.33618

Palavras-chave:

Abordagem quali-quanti, Inovação na pesquisa jurídica, Produção do conhecimento baseada em dados, Pluralismo metodológico, Direito processual civil.

Resumo

O estudo responde à seguinte pergunta de pesquisa: é possível inovar a produção científica a partir da reunião entre a abordagem qualitativa e quantitativa para a pesquisa jurídica? A abordagem qualitativa é geralmente executada sem o suporte quantitativo que poderia conferir maior robustez ao estudo do Direito Processo Civil. A metodologia tem suporte em revisão bibliográfica, abordando técnicas quantitativas mais adequadas para pesquisas jurídicas. É possível concluir que o pluralismo metodológico é fundamental para a produção do conhecimento científico de alto nível, e que a ciência jurídica, apesar de tradicionalmente qualitativa, deve se adequar à inevitável tendência da pesquisa quantitativa.

Biografia do Autor

Mariana Dionísio de Andrade, Universidade de Fortaleza

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE (Bolsista CAPES). Mestre em Direito Constitucional pela UNIFOR. Professora da Disciplina Direito Processual Civil nos cursos de Graduação e Pós-Graduação da UNIFOR. Especialista em Direito Processual Civil. Pesquisadora do Multidoor Courthouse System. Membro associado do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito - CONPEDI. Membro do Grupo de estudos sobre Poder Judiciário, Política e Sociedade – PRAETOR / UFPE (Coord. Prof. Dr. Ernani Carvalho). Membro da Comissão de Ensino Jurídico da OAB/CE. Advogada.

Rodrigo Ferraz de Castro Remígio, Faculdade Nova Roma

Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco – PPGCP / UFPE. Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Fortaleza. Analista Jurídico do Ministério Público de Pernambuco. Professor da Faculdade Nova Roma.

Downloads

Publicado

2019-04-25

Como Citar

de Andrade, M. D., & Remígio, R. F. de C. (2019). A desnecessária separação entre abordagem qualitativa ou quantitativa para a pesquisa jurídica: repensando as vantagens do pluralismo metodológico para a pesquisa em Direito Processual Civil. Revista Eletrônica De Direito Processual, 20(1). https://doi.org/10.12957/redp.2019.33618