NOTAS SOBRE A PERENE CRISE DO PRINCÍPIO DE OBRIGATORIEDADE DA AÇÃO PENAL NO ORDENAMENTO ITALIANO

Autores

  • Bruna Capparelli Alma Mater Studiorum – Università di Bologna/Itália
  • Vinicius Gomes de Vasconcellos USP/IBRASPP

DOI:

https://doi.org/10.12957/redp.2017.27994

Palavras-chave:

Processo penal, Obrigatoriedade da ação penal, Critérios de prioridade, Ministério Público, verificação da notícia de crime, Processo penal italiano.

Resumo

Este artigo pretende analisar o cenário italiano e as principais discussões relacionadas à obrigatoriedade da ação penal e à possibilidade de previsão de critérios de priorização para relativização de tal premissa. Trata-se de questão primordial diante da generalizada sobrecarga da justiça criminal, especialmente em razão do expressivo e há muito descrito fenômeno da expansão do direito penal. Assim, coloca-se o seguinte problema: é sustentável a ideia de uma obrigatoriedade absoluta, que determine um dever de acusação pública em todos os casos de ocorrência de um crime e de existência elementos suficientes para a sua comprovação? A partir desse estudo, sustentar-se-á que devem ser previstos espaços de racionalização de tal princípio, por meio de diretrizes parlamentares e atividades integrativas das procuradorias, com critérios distintos à exclusiva ocorrência de um crime e de elementos suficientes para a sua comprovação, regulados de um modo a poderem ser generalizáveis e controláveis, com pressupostos objetivos e taxativos, assim respeitando a necessidade de igualdade de tratamento entre os cidadãos.

DOI: 10.12957/redp.2017.27994

 

Biografia do Autor

Bruna Capparelli, Alma Mater Studiorum – Università di Bologna/Itália

Doutoranda em Processo Penal pela Alma Mater Studiorum – Università di Bologna/Itália

Vinicius Gomes de Vasconcellos, USP/IBRASPP

Doutorando em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), com período de sanduíche (PDSE/Capes) na Universidad Complutense de Madrid (ESP). Mestre em Ciências Criminais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS (2014), com bolsa integral CAPES. Pós-graduado em "Derechos fundamentales y garantías constitucionales en la Justicia Penal" pela Universidad de Castilla-La Mancha (ESP) (2013). Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUCRS (2012), com a realização de pesquisas como bolsista de iniciação científica CNPQ (2009/2012). Pesquisador visitante no Max Planck Institute for Foreign and International Criminal Law (2014 e 2017). Editor-chefe da Revista Brasileira de Direito Processual Penal (RBDPP) e editor-assistente da Revista Brasileira de Ciências Criminais (RBCCRIM) (B1). Membro do Corpo de Pareceristas das Revistas de Estudos Criminais (B1); Direito da Cidade (A1); Direito, Estado e Sociedade (A1); Direito e Práxis (A1); além de diversas outras revistas científicas. Professor convidado (Pós-Graduação Lato Sensu) da FESP (PR), Unisinos (RS), ABDConst (RJ), FDV (ES) e IBCCRIM-Coimbra (SP). Professor de Direito Penal e Processual Penal das Faculdades Integradas Campos Salles (SP). ORCID: http://orcid.org/0000-0003-2020-5516. Produção disponível em: usp-br.academia.edu/ViniciusVasconcellos. ResearchGATE: https://www.researchgate.net/profile/Vinicius_Vasconcellos3. ResearcherID: http://www.researcherid.com/rid/H-6179-2016. PUBLONS: http://publons.com/a/1174099/ Contato: vgomesv@gmail.com.

Downloads

Publicado

2017-04-27

Como Citar

Capparelli, B., & Vasconcellos, V. G. de. (2017). NOTAS SOBRE A PERENE CRISE DO PRINCÍPIO DE OBRIGATORIEDADE DA AÇÃO PENAL NO ORDENAMENTO ITALIANO. Revista Eletrônica De Direito Processual, 18(1). https://doi.org/10.12957/redp.2017.27994