TRILHA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA REALIZADA EM CONTEXTO DE ENSINO REMOTO NO MUNÍCIPIO DE CANINDÉ, CE

Carlos Henrique Delmiro Araújo, Hermínio Borges Neto

Resumo


A pandemia causada pela COVID-19 impulsionou instituições de ensino e professores a transpor as aulas presencias para as aulas online, ocasionando o ensino remoto. Buscando conceitos de Ensino a Distância e utilizando o Moodle Multimeios, a Escola de Ensino Fundamental Coronel Adauto Bezerra, localizada em Canindé, Ceará, adotou esse Ambiente Virtual de Ensino para promover o acesso dos estudantes às aulas realizadas pelos professores dessa escola. Assim, esse trabalho possui como objetivo ilustrar o uso do Moodle Multimeios fundamentado na proposta metodológica Sequência Fedathi nas aulas de Matemática em turmas de 9°ano do Ensino Fundamental. Esse trabalho é de cunho qualitativo com a tipificação enquadrada na pesquisa-ação. Para a análise de dados obtidos, adotou-se categorias elencadas como fundamentais para o professor no processo de imersão e aplicação da Sequência Fedathi em sessões didáticas. Desse modo, houve a criação de trilhas didáticas em que o aluno vivencia as etapas da Sequência Fedathi em contato com recursos como H5P, PHET e Quiz no Moodle Multimeios. A aplicação das trilhas didáticas busca propiciar ao aluno a experimentação e construção do conhecimento, ocasionando em autonomia dele e visa o professor como mediador do conhecimento.


Palavras-chave


Sequência Fedathi; Ensino Fundamental anos finais; H5P.

Texto completo:

PDF

Referências


ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. SEQUÊNCIA FEDATHI E O PAPIRO DE RHIND: o caso do problema 79. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática - BOCEHM, [S.L.], v. 7, n. 19, p. 41-56, 11 abr. 2020. http://dx.doi.org/10.30938/bocehm.v7i19.2757. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/2757. Acesso em: 09 maio 2020.

ARAÚJO, Carlos Henrique Delmiro de; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. Situações Generalizáveis para o Ensino do Conceito de Grupo. In: VI COLOQUIO DE MATEMATICA DA REGIÃO CENTRO-OESTE, 2021, Brasília. Livro de Resumos. Brasília: SBM, 2021. p. 145-146. Disponível em: https://www.mat.unb.br/coloquio/resumo.html. Acesso em: 15 set. 2021.

ARAUJO, Eutalia Aparecida Candido de; ANDRADE, Dalton Francisco de; BORTOLOTTI, Silvana Ligia Vincenzi. Teoria da Resposta ao Item. Revista da Escola de Enfermagem da Usp – REEUSP, São Paulo, v. 43, p. 1000-1008, 2009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/VS9FdSVm6CsSxQYkJ5nr8tD/?format=pdf〈=pt. Acesso em: 10 jan. 2021.

BORGES NETO, Hermínio. Sequência Fedathi: fundamentos. Curitiba: CRV, 2018. 136 p.

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. BNCC: Base Nacional Curricular Comum. Brasília: Fundação Carlos Alberto Vanzolini, 2018. 598 p. Disponível em: .Acesso em: 13 nov. 2019.

FELÍCIO, Milínia Stephanie Nogueira Barbosa; MENEZES, Daniel Brandão; BORGES NETO, Hermínio. SEQUÊNCIA FEDATHI PARA MUDANÇA DE PRÁTICA: estudo de caso de uma experiência com o teatro científico. Revista Teias, Rio de Janeiro, v. 22, n. 64, p. 132-150, mar. 2021. Trimestral. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/50751. Acesso em: 2 jun. 2021.

JOVELIANO, Daniel de Azevedo et al. Trabalhando com a Deficiência Auditiva: uma proposta de ensino a distância com o uso de chatbot. Risti: Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação, Lousada, v. , n. , p. 135-147, maio 2020. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/fb8bfe36673b48be722692d37b7b8d05/1?pq-origsite=gscholar&cbl=1006393#:~:text=Concluiu%2Dse%20que%2C%20atrav%C3%A9s%20de,maior%20apoio%20aos%20deficientes%20auditivos.. Acesso em: 05 set. 2021.

Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF. Recuperado em 18 janeiro, 2016, de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.

MENEZES, Daniel Brandão. O Ensino do Cálculo Diferencial e Integral na Perspectiva da Sequência Fedathi: Caracterização do Comportamento de um Bom Professor. 2018. 127 f. Tese (Doutorado) - Curso de Pós-graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018. Disponível em: . Acesso em: 08 set. 2021.

PAES, Francisco Cleyton de Oliveira; FREITAS, Samya Semião. Trabalho docente em tempos de isolamento social. Revista Linguagem em Foco, [S.L.], v. 12, n. 2, p. 129-149, 21 set. 2020. Revista Linguagem em Foco. http://dx.doi.org/10.46230/2674-8266-12-4050. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/linguagememfoco/article/view/4050. Acesso em: 10 ago. 2021.

SANTOS, Aline Coêlho dos et al. ENSINO DE CIÊNCIAS BASEADO EM INVESTIGAÇÃO: uma proposta didática inovadora para o uso de laboratórios on-line em avea. Revista Univap, [S.L.], v. 24, n. 44, p. 54-68, 29 jun. 2018. UNIVAP Universidade de Vale do Paraiba. http://dx.doi.org/10.18066/revistaunivap.v24i44.1874. Disponível em: https://revista.univap.br/index.php/revistaunivap/article/view/1874. Acesso em: 27 ago. 2021.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 23. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2007.

SILVA JÚNIOR, Adonias Soares da et al. REPENSANDO A EVASÃO ESCOLAR: uma análise sobre o direito à educação no contexto amazônico. Holos, Natal, v. 2, n. 32, p. 199-213, 2017. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/5667. Acesso em: 12 set. 2021. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2017.5667.

SILVA, Bruno Santana da. REFLEXÕES SOBRE A ELABORAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIGITAIS PARA PARASITOLOGIA E ENTOMOLOGIA MÉDICA. Holos, Natal, v. 1, n. 37, p. 1-23, 2021. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/3159. Acesso em: 10 set. 2021. doi: https://doi.org/10.15628/holos.2021.3159.

SOUSA, João Baptista Machado; FERNÁNDEZ, Georgina Díaz. Recursos da web 2.0 no mestrado em ciências da educação no instituto superior de ciências de educação do Huambo. Telos, Maracaibo, v. 20, n. 1, p. 82-94, abr. 2018. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=99356731005. Acesso em: 01 set. 2021.

SOUZA, Maria José Araújo. Sequência Fedathi: apresentação e caracterização. In: BORGES NETO, Hermínio et al. Sequência Fedathi: Uma Proposta Pedagógica para o Ensino de Matemática e Ciências. Fortaleza: Edições Ufc, 2013. p. 15-48.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66745

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Compartilhar igual 4.0 Internacional.

Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.