UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMA DO 9º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE 2020

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2022.66623

Palavras-chave:

Relato de experiência, Ensino remoto, PHET

Resumo

O ano de 2020 foi marcado pela pandemia da covid-19 que afetou a educação e ocasionou a suspensão de atividades educacionais presenciais. Nesse contexto, o Ensino remoto (ERE) foi implementado para mitigar futuros impactos negativos na aprendizagem de alunos da educação básica. Este artigo trata-se de um estudo descritivo do tipo de relato de experiência que apresenta o ensino de Transformações da matéria no Ensino Remoto em 2020 em turma de 9º ano em uma instituição de ensino privado no Município de Palmas, capital do Estado do Tocantins. Aborda como ocorreu o ensino de "transformações da matéria"; as percepções como docente do progresso e evolução dos alunos com o assunto mediado por tecnologias; a experiência com o PHET simulador de reagentes e produtos e balanceamento de equações químicas nas aulas de química.

 

Biografia do Autor

Luisa Silva de Matos, Fundação Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Mestranda bolsista CAPES no Programa Pós-Graduação Scricto Sensu em Ensino em Ciências e Saúde/ PPGECS-UFT.

Elaine Jesus Alves, Fundação Universidade Federal do Tocantins

Doutora em Educação na área de Tecnologia Educativa pela Universidade do Minho (2017). Pós-doutorado em Educação na Universidade do Minho (2018). Pos-doutorado em Comunicação e Sociedade pela Universidade Federal do Tocantins - UFT (2019). Graduada em Pedagogia pela UFT (2006), especialista em Administração Pública com ênfase em Gestão Universitária(2009) e Mídias na Educação (2012). Mestre em Avaliação de Políticas Públicas pela Universidade Federal do Ceará (2010) Atualmente é pedagoga da Fundação Universidade Federal do Tocantins, lotada na Diretoria de Tecnologias Educacionais como coordenadora pedagógica de programas atuando principalmente nos seguintes temas: Formação de professores, Tecnologia, Educativa e Inclusão socio-digital. Professora do curso de especialização em Administração Pública com Ênfase em Gestão Universitária e do curso de especialização em Gestão e Docência do Ensino Superior. Professora convidada do curso de Pós-graduação de Gestão e Docência do Ensino Superior na Faculdade Laboro. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Comunicação e Sociedade na Universidade Federal do Tocantins. Professora do curso Contemporaneidade, Docência e Comunicação Digital no âmbito do Programa de Formação docente da UFT (Profor). Professora permanente no Programa pós-graduação Scricto Senso em Ensino em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Tocantins. Coordenadora do curso de pós-graduação em Educação online e recursos digitais interativos e colaborativos.

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Publicado

2022-11-07

Como Citar

DE MATOS, Luisa Silva; ALVES, Elaine Jesus. UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE QUÍMICA EM TURMA DO 9º ANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL DE 2020. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 6, n. 1, p. 01–22, 2022. DOI: 10.12957/redoc.2022.66623. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/66623. Acesso em: 25 abr. 2024.