NAS TRILHAS DA MATA ATLÂNTICA: CAMINHOS ABERTOS PARA JOVENS CIENTISTAS
DOI:
https://doi.org/10.12957/redoc.2022.65457Palavras-chave:
Mata Atlântica, Biodiversidade, Ecossistema, EducaçãoResumo
Imagine entrar numa mata densa, descalço, sem mantimento, solitário, sem ajuda de tecnologia, guias locais e sem acesso à internet. Seria uma tarefa difícil, não é mesmo? Da mesma maneira, sintetizar um bioma brasileiro em um único livro é um desafio que já merece ser aplaudido somente pela ousadia. Pois bem, Fabio Rubio Scarano conseguiu o feito. Passou do clique, da ideia, para a execução. Com a mochila nas costas se aventurou nas matas densas e nas restingas abertas. Sujou o pé na lama dos manguezais. Conversou com pajés, quilombolas, caiçaras, cientistas de várias épocas e deixou caminhos abertos nas trilhas da floresta. Foi muito bem-sucedido. Escalou montanhas, fixou pontos de apoio para as presentes e futuras gerações da Mata Atlântica. O livro Mata Atlântica: uma história do futuro (Scarano, 2014) foi coroado em primeiro lugar em um dos prêmios mais importantes da literatura brasileira, o Prêmio Jabuti de Literatura, na categoria de Ciências Naturais em 2015. Por esse feito já pode ser considerado um clássico sobre o bioma. A premissa do livro, segundo o autor, “é que a biodiversidade é guardiã dos serviços ambientais vitais para o bem-estar humano” (op. cit., p. 184). Divido em seis capítulos, a obra percorre um longo trajeto e traz profundas contribuições para o campo das ciências ambientais. O livro é escrito em português e inglês e apresenta mapas atuais, uma série de belíssimas fotografias e um projeto gráfico bem elegante. É um livro para exibir na sala de estar, folhear com calma, entrar nas histórias desse espetacular bioma.
Referências
Scarano, Fabio Rubio. Mata Atlântica: uma história do futuro. 1 ed. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro. Conservação Internacional, 2014. Série Biomas Brasileiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).