Da angústia à felicidade: caminhos tecnológicos de professores na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2021.60048

Palavras-chave:

Ensino-aprendizagem. Tecnologias. Afetividade. Pandemia. COVID-19.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os sentimentos e suas situações indutoras a partir da experiência de cinco professores do ensino fundamental da Rede Municipal de São Paulo com as aulas remotas. A pesquisa qualitativa discute as situações pedagógicas de que mais gostaram e aquelas de que menos gostaram no contexto da pandemia (Covid-19) de aulas mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). Os dados foram coletados em agosto de 2020 com questionário formado por perguntas abertas e discutidos à luz da teoria de Henri Wallon por meio da análise de conteúdo, que mostraram a amplitude de sentimentos positivos e negativos relacionados à situação inusitada das aulas remotas. Sentimentos variados foram identificados: ansiedade e angústia pela situação nova e imediata das aulas mediadas pelas TDIC, a felicidade e satisfação de docentes pela participação dos alunos na aula síncrona, a alegria de alunos, que compreenderam o conteúdo. Alunos e professores, pessoas que devem ser observadas em sua integralidade, manifestam suas necessidades afetivas, cognitivas e motoras durante o processo de ensino-aprendizagem. Compreendendo essas necessidades, poderemos atendê-las e proporcionar um melhor aproveitamento nas situações pedagógicas.

Biografia do Autor

Heloisa Paes de Barros Arruda, PUC-SP

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP.

Ana Maria Di Grado Hessel, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Centro de Ciências Matemáticas Físicas e Tecnológicas. Rua Marquês de Paranaguá, 111 Consolação 01303050 - Sao Paulo, SP - Brasil - Caixa-postal: 2419

Doutora em Educação e Currículo pela PUC-SP. 

Professora do Departamento de Educação: formação docente, gestão e tecnologia, da PUC/SP e professora credenciada do Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD/PUCSP). Pesquisadora do  GEPEC e GPTED

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

ARRUDA, Heloisa Paes de Barros; HESSEL, Ana Maria Di Grado. Da angústia à felicidade: caminhos tecnológicos de professores na pandemia. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 5, n. 4, p. 24–50, 2021. DOI: 10.12957/redoc.2021.60048. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/60048. Acesso em: 19 abr. 2024.