AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: DESAFIOS E ENFRENTAMENTOS À TRADIÇÃO INSTRUMENTAL

Adilson Cristiano Habowski

Resumo


O presente texto é uma resenha da dissertação de Mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade La Salle, de Adilson Cristiano Habowski, sob orientação da professora Dra. Elaine Conte, intitulada Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. O estudo, de abordagem hermenêutica, discute sobre os desafios das tecnologias na educação com o propósito de suspeitar da razão técnica, unidirecional, de receitas tecnocráticas oriundas de uma tradição utilitarista e programada de ensino do mundo empresarial, tendo por bases a Teoria Crítica e a Filosofia da Tecnologia. A pesquisa procura reconhecer o potencial de linguagem mobilizadora, reconstrutiva e questionadora da tecnologia na educação, que pela sua ubiquidade pode vincular desorientações, alienações e imprecisões, assim como gerar relações políticas de resistência diante das injustiças sociais.


Texto completo:

PDF

Referências


ADORNO, Theodor W.; HORKHEIMER, Max. A Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ADORNO, Theodor W. Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

FEENBERG, Andrew. Questioning Technology. London and New York: Routledge, 1999.

FEENBERG, Andrew. Transforming Technology. New York: Oxford University Press, 2002.

HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica: para a crítica da hermenêutica de Gadamer. Trad. Álvaro L. M. Valls. Porto Alegre: L&PM, 1987.

HABOWSKI, Adilson Cristiano. Teoria crítica da tecnologia e educação: desafios contemporâneos. 2019.153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade La Salle, Canoas, 2019. Disponível em: Acesso em: 9 jun. 2020.

HABOWSKI, Adilson Cristiano; CONTE, Elaine; TREVISAN, Amarildo Luiz. Por uma cultura reconstrutiva dos sentidos das tecnologias na educação. Educação & Sociedade, Campinas, v. 40, n. 2, p. 1-18, 2019. DOI: 10.1590/es0101-73302019218349

HAN, Byung-Chul. No enxame: perspectivas do digital. Trad. Lucas Machado. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018a.

HAN, Byung-Chul. Psicopolítica: o neoliberalismo e as novas técnicas de poder. Belo Horizonte: Editora Âyinê, 2018b.

SANTAELLA, Lucia. A Pós-Verdade é verdadeira ou falsa? Barueri, SP: Estação das Letras e Cores, 2019.

SELWYN, Neil. Educação e Tecnologia: questões críticas. In: FERREIRA, Giselle Martins dos Santos; ROSADO, Luiz Alexandre da Silva; CARVALHO, Jaciara de Sá (Org). Educação e Tecnologia: abordagens críticas. ROSADO; Carvalho. Rio de Janeiro: SESES, 2017, p. 85-103.




DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2020.51622

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Indexação:

           


 

Google Acadêmico::

 

(Citações /Métricas)

 

Visualizações:

 


Licença:

  Esta obra está licenciada com uma Licença  Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.