A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES MUSEAIS: PROJETO EM CONSTRUÇÃO

Andréa Fernandes Costa

Resumo


O entendimento acerca das especificidades da função educativa dos museus passou por importantes transformações, mas pouco se avançou no que diz respeito à formação dos educadores museais. A literatura sobre o tema aponta para o predomínio da formação no desenvolver da própria prática profissional e destaca a pouca presença de instâncias acadêmicas voltadas para a formação dos mesmos. No presente artigo abordaremos discussões acerca do perfil dos educadores museais, das práticas e dos desafios referentes à formação inicial e continuada destes, tanto no cenário nacional quanto no internacional. Fazemos considerações acerca de iniciativa voltada à formação de profissionais nesse campo em nível de pós-graduação, bem como de ações em diferentes formatos desenvolvidas mais recentemente no Rio de Janeiro. 


Palavras-chave


Educação Museal. Perfil dos educadores museais. Formação inicial. Formação continuada.

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DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44693

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