APRESENTAÇÃO - EDUCAÇÃO MUSEAL E CIBERCULTURA: PENSANDO CONCEITOS, PRÁTICAS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Frieda Marti UERJ
  • Fernanda Santana Rabello de Castro MHN/Ibram e UNIRIO
  • Andréa Fernandes Costa UFRJ e UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44970

Resumo

APRESENTÇÃO - EDUCAÇÃO MUSEAL E CIBERCULTURA: PENSANDO CONCEITOS, PRÁTICAS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO

Biografia do Autor

Frieda Marti, UERJ

Graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura/UERJ), Mestre Zoologia (Museu Nacional/UFRJ), Doutoranda da Faculdade de Educação (PROPED/UERJ). Integrante do Grupo de Pesquisa Docência e Cibercultura (GpDOc), coordenado pela Profa Dra Edmea Santos e do Grupo de Pesquisa Educação Museal: história, conceitos e políticas, do diretório do IBRAM no CNPq, coordenado pela Profa Dra Fernanda Castro.

Fernanda Santana Rabello de Castro, MHN/Ibram e UNIRIO

Graduada em História (UFRJ), Mestre em Educação (UFRJ), Doutora em Educação (UFF). Técnica em assuntos educacionais no MHN/Ibram. Professora Convidada do Mestrado Profissional em História da UNIRIO e coordenadora do Grupo de Pesquisa Educação Museal: história, conceitos e política do diretório do IBRAM no CNPq.

 

Andréa Fernandes Costa, UFRJ e UNIRIO

Educadora museal na Seção de Assistência ao Ensino do Museu Nacional (UFRJ), Professora do Departamento de Estudos e Processos Museológicos e da Escola de Museologia (UNIRIO), Mestre e Doutoranda em Educação (PPGEdu/UNIRIO). Integrante do Grupo de Pesquisa Educação Museal: história, conceitos e políticas do diretório do IBRAM no CNPq, coordenado pela Profa Dra Fernanda Castro.

Referências

AIDAR, Gabriela. ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: IDEIAS E PRÁTICAS EM CONSTRUÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 155-175. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39810

BOING, Maria Clara. A EDUCAÇÃO PRATICADA NO/COM O MAR: O QUE NOS DIZEM GESTOS E NARRATIVAS DOS EDUCADORES DO MUSEU? Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 334-343. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44523

CASTRO, Fernanda Santana Rabello de. A CONSTRUÇÃO DO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICA PROFISSIONAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 90-114. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40706

CHIOVATTO, Mila. WATSON, USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI) E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MUSEUS. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 217-230. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40293

COSTA, Andrea. A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE EDUCADORES MUSEAIS: PROJETO EM CONSTRUÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 67-89. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44693

GRUZMAN, Carla; SOARES, Ozias. O LUGAR DA PESQUISA NA EDUCAÇÃO MUSEAL: DESAFIOS, PANORAMAS E PERSPECTIVAS. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 115-139. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39809

MARTI, Frieda; e SANTOS, Edméa. EDUCAÇÃO MUSEAL ONLINE: A EDUCAÇÃO MUSEAL NA/COM A CIBERCULTURA. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 41-66. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44589

MARTINS, Luciana Conrado. NOVAS PRÁTICAS SOCIAIS NO CAMPO DA EDUCAÇÃO MUSEAL: A CULTURAL E A SOCIABILIDADE EM REDE. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 199-216. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44795

MENDES, Isabel. CONTRIBUIÇÕES DE ILONI SEIBEL (1941-2013) PARA OS SETORES EDUCATIVOS DE MUSEUS. Resenha da tese de doutorado “O papel do setor educativo nos museus: análise da literatura (1987 a 2006) e a experiência do museu da vida”. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 328-333. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44518

MINEIRO, Shenia. MEMÓRIAS DE FORMAÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 356-362. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44317

NASCIMENTO, Mona; e GONÇALVES, Leane Cristina Ferreira. EDUCAÇÃO MUSEAL EM REDE: SURGIMENTO E ATUAÇÃO DAS REDES DE EDUCADORES EM MUSEUS NO BRASIL. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 140-154. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39944

RANGEL, Aparecida. TOD@S SÃO TOD@S? Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 350-355. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44956

TUBBS, Diogo. MUSEU DE AFETOS: UMA PARCERIA MUSEU HISTÓRICO NACIONAL e MUSEU NACIONAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 347-349. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44915

VALENTE, Maria Esther; CAZELLI, Sibelle. INCURSÕES SOBRE OS TERMOS E CONCEITOS DA EDUCAÇÃO MUSEAL. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 18-40. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40729

VARGAS, Márcia Isabel Teixeira de; e BECKER, Andréia von Hausen Bederode. POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO MUSEAL – PNEM: MUSEUS, EDUCAÇÃO E REDES. Revista Docência e Cibercultura, v. 3, n. 2, mai-ago, 2019, p. 176-198. DOI: https://doi.org/10.12957/redoc.2019.44362

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

MARTI, Frieda; CASTRO, Fernanda Santana Rabello de; COSTA, Andréa Fernandes. APRESENTAÇÃO - EDUCAÇÃO MUSEAL E CIBERCULTURA: PENSANDO CONCEITOS, PRÁTICAS DE UM CAMPO EM CONSTRUÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 10–17, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.44970. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/44970. Acesso em: 4 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática