WATSON, USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI) E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MUSEUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.40293

Palavras-chave:

Educação museal. Inteligência artificial. Museu. Arte.

Resumo

O presente artigo reflete sobre o uso de tecnologia de inteligência artificial junto ao público como recurso de mediação em museus. A primeira experiência desse recurso, foi acompanhada por método de observação e avaliação espontânea dos usuários e a partir deste estudo de caso serão apresentados alguns resultados e reflexões desde o ponto de vista da educação museal. A Pinacoteca de São Paulo, Brasil, foi o primeiro museu do mundo a utilizar a tecnologia Watson, da IBM, para propiciar um recurso interativo com persursos modelados a partir das perguntas do público. A proposta partiu da IBM e envolveu as áreas de educação, curadoria, comunicação e marketing do museu. Selecionamos 7 obras emblemáticas de nosso acervo, em exposição de longa duração e recolhemos digitalmente potenciais perguntas que tais obras despertariam. Após isso, auxiliamos a construção de respostas potenciais. Em uso desde abril 2017, o recurso atraiu visitantes frequentes, mas também aqueles que nunca tinham visitado o museu. Será esse o futuro?

Biografia do Autor

Milene Chiovatto, Pinacoteca de São Paulo

Núcleo de ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo

Referências

AIDAR, Gabriela; CHIOVATTO, Milene. Ação educativa em museus. In: PARK, Margareth Brandini; FERNANDES, Renata Sieiro; CARNICEL, Amarildo (org.). Palavras-chave em educação não-formal. Holambra/Campinas: Ed. Setembro/Unicamp-CMU, 2007. pp.57-58.

CABRAL, Magaly. O educador de museu frente aos desafios econômicos e sociais da atualidade. In: Musas – Revista Brasileira de Museus e Museologia. Brasília: IPHAN, nº1, 2004. pp.27-33.

CHIOVATTO, Milene. Educação líquida: reflexões sobre o processo educativo nos museus a partir das experiências do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado. In: CHIOVATTO, Milene (coord.). Anais do Encontro Internacional Diálogos em Educação, Museu e Arte [CD-ROM]. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2010.

CHIOVATTO, Milene; AIDAR, Gabriela; SOARES, Luís Roberto; Amaro, Danielle. Repensando a acessibilidade em museus: a experiência do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo. In: SANTOS, Anderson (org.). Diálogos entre Arte e Público. Acessibilidade Cultural: o que é acessível e para quem? Caderno de textos III. Recife: Fundação de Cultura Cidade do Recife, vol.3, 2010. pp.18-21.

COELHO, H. Inteligência Artificial em 25 lições. Fundação Calouste Gulbenkian, 1995.

COSTA, E. e SIMÕES, A. Inteligência Artificial, Fundamentos e Aplicações. FCA, 2004.

DEWEY, John. A arte como experiência. In: Experiência e Natureza; Lógica – A Teoria da Investigação; A Arte como Experiência; Vida e Educação; Teoria da Vida Moral. São Paulo: Abril Cultural, 1980. pp.89-105.

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade, Rio de Janeiro 1967, tradução francesa.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

HEIN, George E. Learning in the museum. London: Routledge, 1998. Pgs. 16 e 21.

HOOPER-GREENHILL, Eilean (ed.). The educational role of the museum. Londres e Nova York: Routledge, 1994.

SITES CONSULTADOS:

https://arstechnica.com/gaming/2016/06/an-ai-wrote-this-movie-and-its-strangely-moving/ (dez. 2017)

https://www.ibm.com/watson/br-pt/?S_PKG=&cm_mmc=Search_Google-_-Consolidated+Advertising_Pillars-_-BR_BR-_-inteligencia+artificial_Broad_&cm_mmca1=000027HR&cm_mmca2=10008442&mkwid=_k_CjwKCAiA767jBRBqEiwAGdAOr78I8rNYDIMUJZcRceSbHUpQtc2SXoD-GQdR8LLx-JqaUrBzEGkg8RoCat8QAvD_BwE_k_|748|828&cvosrc=ppc.google.inteligencia%20artificial&cvo_campaign=Consolidated%20Advertising_Pillars-BR_BR&cvo_crid=304646397528&Matchtype=b&gclid=CjwKCAiA767jBRBqEiwAGdAOr78I8rNYDIMUJZcRceSbHUpQtc2SXoD-GQdR8LLx-JqaUrBzEGkg8RoCat8QAvD_BwE (dez. 2017)

https://usemobile.com.br/conheca-beacon/ (março 2018)

https://www.sas.com/pt_br/insights/big-data/what-is-big-data.html (março 2018)

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

CHIOVATTO, Milene. WATSON, USO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (AI) E PROCESSOS EDUCATIVOS EM MUSEUS. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 217–230, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.40293. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/40293. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigo Seção Temática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)