ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: IDEIAS E PRÁTICAS EM CONSTRUÇÃO

Autores

  • Gabriela Aidar Pinacoteca de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.12957/redoc.2019.39810

Palavras-chave:

acessibilidade, inclusão, desenvolvimento de públicos, educação museal.

Resumo

O texto apresenta e problematiza diferentes pontos de vista a respeito da acessibilidade em museus. Usualmente entendido como sinônimo de ações voltadas a pessoas com deficiência, a acessibilidade possibilita outros olhares a coletivos com dificuldades de acesso. São discutidas ainda questões relativas à inclusão e desenvolvimento de públicos nas instituições museológicas e compartilhados exemplos de projetos de acessibilidade da Pinacoteca de São Paulo, do Museo Nacional de Colombia e do Montreal Museum of Fine Arts.

Biografia do Autor

Gabriela Aidar, Pinacoteca de São Paulo

Graduada em História pela Universidade de São Paulo (USP), especialista em Estudos de Museus de Arte pelo Museu de Arte Contemporânea e em Museologia pelo Museu de Arqueologia e Etnologia, ambos da USP. Obteve o título de Master of Arts in Museum Studies pela Universidade de Leicester, no Reino Unido. Trabalha desde 2002 no Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca de São Paulo onde coordena os Programas Educativos Inclusivos.

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Publicado

2019-09-01

Como Citar

AIDAR, Gabriela. ACESSIBILIDADE EM MUSEUS: IDEIAS E PRÁTICAS EM CONSTRUÇÃO. Revista Docência e Cibercultura, [S. l.], v. 3, n. 2, p. 155–175, 2019. DOI: 10.12957/redoc.2019.39810. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/re-doc/article/view/39810. Acesso em: 29 mar. 2024.

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